Início Consoles Qual a diferença entre o Ps4 e Ps5 ???

Qual a diferença entre o Ps4 e Ps5 ???

85
0

Confira como o PlayStation 5 se sai ao ser colocado lado a lado com seu antecessor PlayStation 4.

Projeto

Tanto o PS4 quanto o PS4 Pro têm uma estética de design semelhante – como um sanduíche com sabor de console. O Pro é mais gordo, mas cada um deles ocupa uma área semelhante em seu gabinete AV.

O PlayStation 5, por outro lado, é gigantesco – consideravelmente mais alto e pesado do que o PS4. Ele também parece diferente, com elementos brancos e um formato que parece muito melhor em pé do que deitado. Ele tem placas de destino em ambos os lados e será difícil de encaixar em um gabinete ou suporte de TV comum.

Mas seu tamanho não é apenas estético. As placas frontais escondem um enorme ventilador e portas de poeira aspiráveis. Um processamento mais poderoso geralmente tem o custo de resfriamento, então o PS5 foi projetado dessa forma para mantê-lo o mais resfriado possível. Certamente, em nosso processo de revisão, ele foi executado silenciosamente.

Não é assim o nosso PS4 Pro. Isso soa como um helicóptero decolando hoje em dia de tanto calor. O PS4 também é conhecido pelo ruído do ventilador.

Processador

A unidade de processamento principal do PS5 será baseada na estrutura do AMD Ryzen “Zen 2” com 8 núcleos a uma frequência flexível de 3,5 GHz. O novo processador é bem mais potente do que o original do PlayStation 4, baseado na estrutura do Jaguar da AMD, que também contava com 8 núcleos, porém a 1,6 GHz. O Playstation 4 Pro, modelo mais potente do console lançado em 2016, utilizava o mesmo processador do PS4 padrão, com a mesma quantidade de núcleos, porém a uma frequência de 2,3 GHz. Naturalmente, o PS5 representa um salto de última geração em tecnologia, então a unidade de processamento e a GPU são singularmente mais avançadas do que as usadas nos modelos PS4.

Placa de Vídeo (GPU)

A grande responsável pelos gráficos de um videogame é a placa de vídeo, ou GPU. A GPU do PlayStation 5 ficou um pouco aquém em relação ao concorrente Xbox Series X, mas ainda apresenta bastante potência. Ela utiliza uma estrutura personalizada da AMD Radeon RDNA 2 com 10.28 Teraflops e 36 unidades computacionais. A placa do PlayStation 4, baseada na AMD Radeon GCN conta apenas com 1,84 Teraflops e 18 unidades de computação.

Embora todos tenham chips Radeon, o GPU do PS4 padrão é capaz de 1,84 TFLOPS, o PS4 Pro 4,20 TFLOPS (rodando em 18 unidades de computação). Em comparação, o PS5 tem 10,3 TFLOPS de potência (rodando em 36 unidades de computação) disponíveis para os desenvolvedores aproveitarem ao máximo.

Armazenamento

O papel da memória RAM é manter dados que serão usados para formar o visual do jogo, como modelos, texturas e mais, rapidamente acessíveis. O PlayStation 4 ficou conhecido por ter uma memória extremamente rápida, 8 GB no padrão GDDR5, mais veloz que a de seu concorrente Xbox One. Nesta nova geração, o PS5 utilizará 16 GB de memória GDDR6, uma evolução natural sem muitas surpresas. O Xbox Series X também conta com o mesmo modelo e quantidade de memória, então não há mais uma vantagem para o console da Sony nesse quesito.

Todos os consoles PlayStation podem ser atualizados através de USB com um disco rígido externo para aumentar muito a capacidade, embora os jogos PS5 nativos não rodem a partir de um drive externo – apenas títulos PS4 com compatibilidade anterior.

Você pode atualizar os discos rígidos no PS4 e no PS4 Pro agora, enquanto você terá que esperar até que a Sony ative o slot de expansão SSD no PS5 para aceitar cartões de terceiros.

Controlador

Após anos de controladores DualShock, com o DualShock 4 do PS4 sendo a iteração atual, o PlayStation desenvolveu um novo controlador para o PS5.

O DualSense parece um pouco diferente, mais parecido com um controle do Xbox, mas também tem uma tecnologia háptica a bordo que substitui os antigos rumble packs. Existem também gatilhos adaptativos que introduzem diferentes níveis de feedback de força dependendo do jogo.

Jogos

Uma das melhores surpresas que tivemos nos últimos tempos é que o PlayStation 5 é retrocompatível com a grande maioria dos jogos PS4. Isso significa que você pode levar seu catálogo anterior com você ao atualizar. Alguns até funcionam com taxas de quadros e resolução maiores / mais estáveis.

O PlayStation 4, por ora, leva vantagem por ser um console já bem estabelecido em seu ano final com lançamentos de peso como Resident Evil 3 Remake, Final Fantasy 7 Remake, The Last of Us Part 2. É possível que vários desses títulos façam a transição para o novo console com melhorias visuais.

Conclusão

É claro que o PS5 representa uma grande mudança nos gráficos e no potencial dos jogos, mas vale a pena considerar que, tradicionalmente, a primeira onda de jogos da próxima geração sempre esteve disponível na geração anterior também. Eles ficarão melhor no PS5, mas serão reproduzidos quase da mesma forma.

Ainda assim, o PS5 é a verdadeira força motriz de uma máquina que é verdadeiramente à prova de futuro, então há todas as chances de seu gerente de banco já estar suando.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui